terça-feira, 3 de março de 2015

Porque um qualquer cromossoma resolveu pregar esta terrível partida!

O médico, falou, explicou todos os passos e etapas, procedimentos, consultas, especialidades, ortodôncia , terapia de fala, otorrino, enfim, tinha ao longo daquela meia hora falado sobre todas as nossas dúvidas, perguntas, medos, resultados passo a passo, datas, idades, tempo e evoluções. Não tínhamos  perguntas a fazer, de certa maneira haviam sido todas respondidas com aquelas explicações. Tinha-mos sim era muita tristeza, muita dor nos nossos corações. Porquê? Porque é que uma criança que ainda não nasceu já tem um futuro traçado para sofrer, porquê?
Porque um qualquer cromossoma resolveu pregar esta terrível partida!
Passados alguns dias a Guida voltou a marcar consulta com a obstetra.
-Olá Margarida, já sei que estiveram com o Dr. Costa Santos, espero que estejam mais elucidados, ele é um excelente médico e tem um carinho muito especial por crianças para além de se ter especializado nestes problemas. Agora vamos-nos preparar para uma gravidez de alto risco, não que haja algum problema mas o Dr. Costa Santos quer estar presente depois do Tiago nascer afim de se certificar se ele tem forma de se alimentar sozinho ou, se é necessário alguma intervenção após o nascimento.
Queria isto dizer que o Tiago poderia nascer com a fenda do lábio e sobretudo do palato maior que o suposto e, assim sendo não teria forma de sucção nem para o peito nem para a tetina o que forçaria a uma pequena cirurgia de urgência.
Passámos dois meses angustiantes procurando cada vez mais literatura sobre lábio leporino e ficámos a saber que na época já lhe davam um nome mais pomposo, mais cirúrgico para não ser tão rude, ou seja “fenda do lábio” e “ fenda do palato.
O Natal estava aí, muita agonia mas já muita coragem e vontade de arregaçar as mangas para enfrentar o que estava para chegar, uma vontade doida de agarrarmos o nosso filho e começarmos a luta juntos.

Comprávamos os fatinhos, as meias em miniatura os babygrows, os seus primeiros brinquedos, o bercinho, as toalhinhas de banho, os cremes e as colónias de bebé.

3 comentários:

  1. Há seis anos que penso nele e em vocês, que não conheço.
    Segue o Amor e a vida, vivida de um modo que dá alento e inspiração. Bem-hajam.

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço e beijinhos para vocês. Parabéns pelos pais que são. O Tiago Estará concerteza feliz e sem sofrimento a acompanhar-vos. Fiquem bem

    ResponderEliminar
  3. Um grande abraço e beijinhos para vocês. Parabéns pelos pais que são. O Tiago Estará concerteza feliz e sem sofrimento a acompanhar-vos. Fiquem bem

    ResponderEliminar