quarta-feira, 30 de junho de 2010

Quem Sou Eu ?





Olá Pessoal

Chamo-me Tiago Alves, nasci no Hospital Santa Maria no dia 14 de Janeiro de 1992.
Nasci com uma fenda no palato e quando completei 3 meses de vida, fiz a minha primeira cirurgia para fechar a fenda. Ao longo da minha vida tenho estado sempre em hospitais e dentistas para corrigir a minha boca e ao todo, desde que nasci até completar 16 anos, fiz 7 cirurgias de correcção. Muitas não ?


Sempre tive uma vida saudável e feliz. Sim eu sempre fui feliz, tenho uns pais que me amam bastante e fazem de tudo para que eu esteja bem, tenho um irmão que me apoia em tudo e que sempre foi uma referência para mim, sempre o quis imitar, desde a maneira de ser à maneira de vestir. Confesso que sou um menino mimado :) mas gosto de mim assim.
Fui sempre um rapaz tímido, sobretudo com raparigas e em fazer amizades. Na escola, muitas das vezes brincava sozinho e em casa fechava-me no quarto e fazia as minha "batalhas" (como a minha mãe dizia) com os meus bonecos. Era muito malandro para estudar, não gostava nada e isso sempre foi uma dor de cabeça para os meus pais, pelo menos até ao 12º ano. Mas atenção, nunca repeti um ano e tinha sempre notas positivas, só a matemática é que dava cabo de mim, detestava números. Mas consegui ultrapassar :)
Tenho uma enorme fobia... AGULHAS!!! Odeio agulhas, odeio ser picado. Fazer analises para mim é um grande sacrifício. Nem tocar nelas eu consigo, faz-me impressão aquele objecto metálico fino e pontiagudo. Enfim, à pessoas que têm medo de ratos, baratas, de andar de avião... Eu tenho medo de agulhas e nunca consegui arranjar uma estratégia para ultrapassar esse medo.
Sou uma pessoa que come tudo o que puserem no prato, sou bastante guloso e não tenho medo de experimentar novos sabores. Quando viajo, quer em Portugal ou no estrangeiro, tenho que obrigatoriamente provar a gastronomia típica, se não gostar meto para o lado, mas não posso ir embora de uma terra sem conhecer os seus sabores. Uma das coisas que eu mais aprecio são os doces, sou louco por doces... Mas não é rebuçados, nem gomas, nem nada do género... São aqueles doces que a avó, a tia ou a mãe nos fazem, ou então aqueles bolos divinais de uma pastelaria boa. Os bolos que eu mais gosto são as Bolas com Creme, Pão de Ló (daqueles cremosos) e tortas com doce de ovos. Podem imaginar =P
Outra coisa que eu adoro e sou viciado é no chocolate, sou capaz de comer uma tablete inteira em menos de nada.


Uma das minhas grandes paixões é o Judo. Pratico Judo de alta competição, mas fora esta modalidade, sou fã de tudo o que seja desporto. Basicamente sou viciado em desporto e em competição, mas competição a sério.
Adoro sentir a adrenalina antes de qualquer combate, adoro estar sobre um stress intenso durante toda a prova e no final ser recompensado com uma medalha. O Judo sempre fez parte da minha vida, pratico desde os meus 4 anos e aconselho a qualquer pessoa, a prática desta modalidade, pode parecer violenta mas não é, acreditem, depois de um treino de Judo senti-mo-nos super leves e descontraídos, onde parece que nada nem ninguém nos poderá chatear. O Judo tem uma filosofia que faz de nós melhores pessoas. Mas no que toca a competição, é normal haver rivalidades, maus olhares e um certo desejo interior de partir a cabeça ao adversário (não levem esta parte a sério). O objectivo do Judo é fazer com que consiga-mos derrubar o adversário e que este caia com as costas no tapete, utilizando técnicas de desequilíbrio especificas no Judo, quem conseguir ganha o combate. Existem três tipos de pontuação:
  • Ippon- que é a vantagem máxima no Judo, quem conseguir alcançar esta pontuação, ganha de imediato o combate. Para o conseguir o adversário tem de cair com 85 a 100% das costas todas no chão, com submissão de um estrangulamento ou chave ao braço ou então aguentar 25 segundos a imobilizar o adversário.
  • Wazari- é a segunda maior vantagem no Judo, dois wazaris equivalem a um ippon, para conseguir o adversário tem que cair com 70 a 85 % das costas no chão ou aguentá-lo 20 segundos em imobilização.
  • Yuko- Vantagem mínima no Judo, para conseguir o adversário tem de cair de lado ou aguentá-lo 15 segundos em imobilização
Comecei a praticar Judo num Colégio (D.Afonso V) em Lisboa por escolha dos meus pais, o meu primeiro professor chamava-se António Matias, treinador da selecção Nacional de Seniores femininos, criou grandes campeãs como a Telma Monteiro, Ana Cachola, Joana Ramos entre outras. Ele sempre acreditou em mim e no meu "talentinho" para o Judo, quando me mudei para Coimbra, pediu aos meus pais para que eu nunca abandonasse o Judo. E eu nunca abandonei!

Desde que o Nuno Delgado medalhou nos Jogos Olímpicos de Sidney, a primeira e até agora a única no Judo Nacional e o meu professor Matias me ofereceu o pin desses mesmos Jogos, eu sempre tive o sonho de um dia estar presente nos Jogos Olímpicos e quem sabe medalhar. Imagino-me um dia a desfilar na Cerimónia de Abertura, a combater num palco cheio de boa energia, viver um espírito Olímpico. Desde então que sempre que treinava e competia, tinha em mente esse meu sonho. Quando contei ao professor Matias este meu objectivo de vida, ele mostrou-se bastante satisfeito e disse me que queria acompanhar-me até lá e achava que eu ia conseguir. Infelizmente em 2007 o professor faleceu, com morte súbita após ter dado um treino à selecção. Fiquei bastante triste, porque para além de ter perdido um grande amigo, não vou ter a oportunidade de ser acompanhado por ele. Mas isso só me deu mais forças para continuar a sonhar e a lutar pelos meus objectivos.

Uma das grandes mudanças na minha vida desportiva, foi a mudança para Coimbra e integrar-me na equipa da Associação Académica de Coimbra. Evolui bastante no Judo, a nível técnico, táctico, mas sobretudo a nível de companheirismo e como pessoa. Passei grandes momentos com a AAC e continuo a vive-los dia após dia. Tenho grandes treinadores, grandes amigos, ou seja, uma Grande Família e costumo dizer que o meus verdadeiros amigos, são os do Judo sobretudo os da AAC

79 comentários:

  1. Zé Tigas...
    Um grande e forte abraço do "Zé Paulo".

    ResponderEliminar
  2. És GRANDE Tiago, um jovem lutador com verdadeiro Espírito de Samurai !
    Hoje a hora de almoço foi passada com uma pessoa que te é muito querida que te transmitiu, que este momento que estás a viver é …”mais um combate só que mais prolongado” … Como sabes em todos os combates até ao ultimo segundo temos sempre Esperança de vencer, é esta Esperança que desejava que tu tivesses neste Campeonato da vida …
    Hoje deixo só estas palavras …
    De um velhote teu amigo da grande Família AAC !
    Filipe Rosa

    ResponderEliminar
  3. Chamo-me Paula Silva e era para te dar Biologia, se não tivesses ido para outra escola. Tenho que afirmar que fiquei chocada com o que estás a passar, mas és jovem e a esperança é a última a morrer! Vais conseguir superar, de certeza absoluta com grande luta e determinação! Deus vai estar ao teu lado e todos os dias vais estar presente nas minhas orações! Gostava de saber se estás hospitalizado e onde, para podermos dar toda a força do mundo. Boa SORTE do fundo do meu coração e muita força!

    ResponderEliminar
  4. Boas Tiago!não me conheces mas sou o "irmão" do teu mano Rui,lol!!!quero te desejar a melhor sorte do mundo nesta fase tão dificil para ti,tua familia e amigos.espero que o médico amanhã esteja inspirado e que tudo corra pelo melhor!!!um grande abraço,muita coragem e força!
    Carlos Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Vais conseguir ganhar e eu sei que vais... Já tens no sangue a palavra "vitória"!Eu e todos os teus amigos vamos estar a teu lado. Não te vou desejar força nem coragem porque sei que isso já tens contigo desde de sempre. Vou te dizer outra palavra, "determinação" . Com ela poderas fazer tudo o que quisseres! abraço do teu amigo Severiano

    ResponderEliminar
  6. sinto-e impotente perante uma situação em que nada posso fazer, apenas desejar que tudo corra bem e sendo um jovem com muita força,vais ultrapassar e dar cabo desse filho da mãe.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Grande abraço Tiago...
    Espero estar contigo em cima do tapete o mais rapido possivel!
    Um grande abraço,
    Edu

    PS: Cheseburger

    ResponderEliminar
  8. Ola Tiago. esperamos que corra tudo bem contigo, o pessoal está todo a tua espera. beijinhos e abraços judocas :p

    carolina gonçalves, mariana casimiro, nuno martinho.

    ResponderEliminar
  9. Olá Tiago :) não te conheço mas depois de receber este teu blog enviado por um bom e grande Amigo de décadas, não posso deixar de te enviar um comentário:
    De tudo o que li, não há dúvida que és um "lutador" e com a garra que mostras ter, vais com certeza vencer mais esta batalha. São pessoas como Tu que nos fazem pensar o quanto, por vezes, egoístas somos lamentado-nos da nossa vida, dizendo que nos falta isto e aquilo, quando na verdade todos os dias devia-mos agradecer tudo o que temos, incluindo a saúde e a sorte de cá estarmos...
    Continua com esse sorriso e optimismo, pois é meio caminho andando para uma rápida recuperação. Vais ver que brevemente estarás com todos os que amas a sorrir e fazendo tudo aquilo que gostas. Bjs, Luísa Alves

    ResponderEliminar
  10. Olá Tiago,
    Andei com os meus Netos,O Francisco(que nasceu 1 dia antes de Ti,e tem a mesma idade e o Diogo. Passeamos na Feira em Setúbal. Encontrámo-nos lá, contigo , e estavas com o teu Tio " V. Camões " e vocês os 3 divertiram-se bastante. Este será, apenas, mais um combate. Com a Tua força, vais vencer. Acredita, não estou a procurar animar-Te. Desta vez, vencerás, e a medalha... é OURO.
    FORÇA MIUDO. Temos encontro marcado, de novo na Feira.Lá Te esperaremos, mesmo que demore algum tempo.
    Gustavo

    ResponderEliminar
  11. Tiago é para mandar um abraço e desejar-te as melhoras que sei que vais melhorar e que assim que estiveres bem eu passo la pela AAC para relembrar os bons velhos tempos!!! um abraço Fábio Portugal

    ResponderEliminar
  12. Rita Violante - Viana do Castelo9 de julho de 2010 às 14:19

    Um grande beijinho de força.
    O "tatami" aonde estás deitado agora, não é o que tu nem ninguém ambiciona. Mas vais ver que vai correr tudo bem, com dias melhores outros piores, o mais rápido possivel.

    ResponderEliminar
  13. É preciso ter força para ser firme,mas é preciso coragem para ser gentil.
    É preciso ter força para se defender,mas é preciso coragem para baixar a guarda.
    É preciso ter força para ganhar uma guerra,
    mas é preciso coragem para se render.
    É preciso ter força para estar certo,
    mas é preciso coragem para ter dúvida.
    É preciso ter força para manter-se em forma,
    mas é preciso coragem para ficar de pé.
    É preciso ter força para sentir a dor de um amigo,
    mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.
    É preciso ter força para esconder os próprios males,
    mas é preciso coragem para demonstrá-los.
    É preciso ter força para suportar o abuso,
    mas é preciso coragem para fazê-lo parar.
    É preciso ter força para ficar sozinho,
    mas é preciso coragem para pedir apoio.
    É preciso ter força para amar,
    mas é preciso coragem para ser amado.
    É preciso ter força para sobreviver,
    mas é preciso coragem para viver.

    E tudo isto pelo que li, tu tens! Tu não me conheces nem eu a ti, sou amiga do Severiano :-)

    Deixo-te aqui estas palavras de apoio, força e coragem. Tu és forte e lutador vais recuperar, e este pesadelo vai acabar num abrir e fechar de olhos, em breve vou ver-te em cima do tapete com toda a garra e energia que tens.

    Força aí campeão

    Beijinho
    Marina Cardoso

    ResponderEliminar
  14. Olá Tiago,
    Mal te conheço só te vi uma vez, mas sei que és um lutador vencedor, não me atrevia a lutar contigo, vê se te despachas dai para me dares umas aulas de judo.

    Força!

    Um forte abraço,

    José Luis

    ResponderEliminar
  15. Olá Tiago. Sei que nestes próximos dias muito provavelmente não vais poder ler nem escrever neste teu espaço de partilha. Cheguei até aqui, pela mão do Telmo, que fez um comentário no meu blogue. Eu também tive cancro de mama há quatro anos e estou aqui para contar a história. Interroguei-me como tu, porquê eu?que mal eu fiz para ter que sofrer? comoi vou conseguir criar a minha filha?
    Pois estou aqui com muita força e pronta para te poder passar toda a que precisares. Tenho uma filha da tua idade, que aos 13 anos me disse "cancro não é sinónimo de morte". Tu vais conseguir vais vencer e lutar até ao final, para ganhares a medalha. Esta é mais uma prova da tua capacidade de lutador e vencedor. Acredita que vais vencer e a Vontade de Viver é metade da tua cura, meu querido.
    Quando for possível, vai ao meu blogue, que tenho a certeza que a força vai chegar até ti.
    Força vencedor.

    ResponderEliminar
  16. Olá Tiago....
    Fiquei bastante sensibilizada ao entrar no seu blog e sentir todo o processo de Luta pela vida que está a passar. Tomei conhecimento através do Dr. Nuno de Oliveira, meu homeopata e amigo...
    Sou Astróloga Transpessoal, trabalho a que dedico de Alma e Coração...
    Somos Alma encarnada temporáriamente num corpo e trazemos um projecto de evolução... Um caminho a percorrer ... onde todas as "Provas" têm uma intenção evolutiva, para que integremos uma nova consciência de quem verdadeiramente somos....
    Muito lhe poderia dizer...
    Estou aqui para si... se assim sentir poderá contar comigo ...
    Um profundo Abraço de Cumplicidade no Caminho...
    Desta que o sente...
    Ruth Fairfield

    ResponderEliminar
  17. tipo , eu como principiante lutador de judo , vou olhar pra ti como uma força de incentivo ..

    nao a palavras pra descrever a tua determinaçao e poder mental pra levar este grande problema , mas ao mesmo tempo tao pequena ao lado da tua força ---
    tu es enorme tiago ..

    assinado:miguel maia ...
    desejo um dia lutar contigo , porque sei.
    que estou a enfrentar um grande lutardor , mas ainda mais admiravel um GRANDE HOMEM .....

    UM GRANDE ABRAÇO , E AS MAIORES FORÇAS DO MUNDO PRA TI ....

    ESPRO TE ENFRENTAR BREVE MENTE .... =)




    miguel_maia03@hotmail.com

    ResponderEliminar
  18. Para quem ja derrotou tantos adversários, mas nenhum como este, é difícil... difícil, mas não impossível... e estamos todos ca para te dar um enorme apoio e carinho, como sempre tiveste por nos... Ruben Bernardes, Gustavo Andrade e Ricardo Pires

    ResponderEliminar
  19. chegaste ao pe de nos com esse teu jeito mimoso de ser e ficámos todos rendidos!és o meu menino doce e quero muito ajudar-te a ultrapassar esta fase e ajudar-te a encontrar paz na vida!conta comigo para te apoiar nos maus momentos que estas a passar...bj muito grande para o meu doce menino.(uma amiga)

    ResponderEliminar
  20. Olá Tiago,

    Os campeões vêem-se quando é preciso, e tu já foste campeão Nacional e já provas-te a tua fibra!! Não desistas, esta é mais uma final que tens que ganhar!!

    Força Tiago, Um grande abraço!!

    Vasco Branco (Treinador do Algés)

    ResponderEliminar
  21. ola tiago,

    je ne sais pas trop comment va ce dérouler la suite des événements, tout ce que j'éspere c que ton opération va bien ce passer et que l'on aura bientôt l'occasion de ce revoir sur un tatami. COURAGE
    amicalement D.LAROSE

    ResponderEliminar
  22. Tiago vais estar sempre nos nossos coraçoes campeao.

    ResponderEliminar
  23. Tiago, vais vencer mais este combate! Força!

    ResponderEliminar
  24. TIAGO,
    VIVO EM INGLATERRA HA QUASE DEZ ANOS E NUNCA TE CONHECI, NEM SEQUER FLUTUO NOS MEANDROS DA MODALIDADE QUE TANTO GOSTAS, EMBORA CON SINCERIDADE O TEU NOME ME DIGA ALGO, POSSIVEL E O MAIS PROVAVEL DAS NOTICIAS PORTUGUESAS QUE LEIO POR VEZES ON-LINE, ...!?
    E E' EXACTAMENTE CRUZANDO-ME COM A TERRIVEL NOTICIA DA TUA "VIAGEM" NUMA PASSAGEM PELAS NOTICIAS DE HOJE QUE ENTREI NO TEU BLOG.
    QUASE INSTINTIVAMENTE PERCORRI-O ... !!
    NADA MAIS CONSIGO ESCREVER SENAO UM ELOGIO A' TUA GRANDE PERSONALIDADE E DEDICACAO; E QUE ESTA TUA BREVE PASSAGEM TERRENA (SEM QUALQUER SENTIDO METAFISICO OU RELIGIOSO)SEJA UMA INSPIRACAO PARA TODOS, OS JOVENS E OS MENOS JOVENS...!
    AOS TEUS PAIS, IRMAO, NAMORADA DEMAIS FAMILIARES E TODOS AQUELES QUE DECERTO TE CHORAM QUE SE "AGARREM" AO PRIVILEGIO IMENSO QUE TIVERAM EM DESFRUTAR INTIMAMENTE O TEU MAGNIFICO CARACTER.
    SOU TAMBEM MAE DE 3 FILHOS, AVO DE UMA NETA E ESPOSA DE UM MAGNIFICO MARIDO, NAO SUPORTANTO SEQUER A IDEIA DE QUE SEMELHANTE SITUACAO SE ME APRESENTE... NO ENTANTO NAO IREI NUNCA ESQUECER AS PALAVRAS QUE AQUI HOJE LI!
    E' COM EMOCAO QUE AQUI DEIXO UM MEU MAIOR PESAR.
    E ... FOI UM ENORME PRIVILEGIO CONHECER-TE.
    ATE' SEMPRE!
    GUIDA QUENTAL
    INGLATERRA

    ResponderEliminar
  25. Hoje, 21 de Julho de 2010, 19H33, meu querido amigo, espero que venhas AQUI e nos deixes uma "mensagem"!!!Disse hoje mesmo, no Correio da Manhã, tudo aquilo que me vai na alma. Sou o JORGE/Aveiro e aqui te deixo o meu afecto, ciente do teu " OLÁ".Até sempre meu jovem...

    ResponderEliminar
  26. Rita Violante - Viana do Castelo21 de julho de 2010 às 11:46

    Soube agora da (muito) triste noticia.... foste para o céu!
    Fiquei triste, como meu amigo fosses desde sempre.
    Apenas quero aproveitar para te deixar umas palavras, que sei que as vais "ouvir"... és forte, és corajoso, és bom interiormente, por isso aproveita todas essas capacidades, dom, para seres o melhor possivel aonde estás agora....
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  27. Nao consigo explicar o que senti ao saber da noticia, de facto não conheci o Tiago, sou atleta de alta-competição da Federação Portuguesa de Atletismo, toda essa notícia foi um choque para mim, não só por o Tiago se atleta mas por ser tão novo, é uma injustiça!
    Deve ser muito doloroso tudo ocorrer tão rapidamente, não consegui conter a lágrima que insistia em sair ao ler os depoimentos dos colegas, para quem deve ser uma enorme dor assim como a sua família!
    Temos de acreditar que o Tiago foi para o céu, para o bem dele e para os que por cá ficam a sofrer!
    Onde quer que estejas Tiago... és um exemplo de luta até ao fim e de muita coragem!
    Descansa em paz meu colega
    Marcos Chuva

    ResponderEliminar
  28. Grande Lição de Vida.....

    Brilhas no Céu....

    ResponderEliminar
  29. Até sempre meu amigo...vamos ter saudades tuas! coragem para a família neste momento difícil!

    ResponderEliminar
  30. Descansa em paz campeão!!!Não te conheci e fiquei muito emocionado com o teu blog, e com a força que nele transmites. Desejo que haja outra vida e que nessa um dia nos possamos encontrar. Força para a família deste grande CAMPEÃO

    ResponderEliminar
  31. Tenho pena de teres ido tao cedo. foste e este um supper ser umano. Vais viver sempre nos nossos coracoes. ate smpre Tiago

    ResponderEliminar
  32. És um Verdadeiro CAMPEÃO.

    ResponderEliminar
  33. ADEUS!!!!

    ... Obrigado!!

    :'( :'(

    ResponderEliminar
  34. Puto,
    Foste,és e serás sempre um CAMPEÃO.
    Descansa em Paz e um dia todos nós nos vamos encontrar!!!
    Obrigado pela mensagens que nos trasmites neste blog.
    Sentidos pêsames à família
    Até sempre CAMPEÃO

    ResponderEliminar
  35. Hoje ouvi na rádio que um judoca medalhado,o Tiago, tnha falecido.Esqueci-me,passou-me, desliguei.Por acaso apanhei a notícia agora e segui-a até aqui.E sinto-me feliz por te ter lido, por vos ter lido.Devias ter dado prioridade sempre a Ti.Tu é que eras importante.Mas continuas a sê-lo.Vou tentar lembrar-me muitas vezes de ti.Guardar um lugar no meu coração para ti.Onde quer que estejas,que estejas em paz.Força e coragem para os pais,familiares e amigos.Até sempre.

    ResponderEliminar
  36. Força! Não desistas! Coragem

    ResponderEliminar
  37. ... esta noite vi no céu mais uma estrela.
    Por favor, imploro-vos, digam que também a vêem

    És lindo Tiago

    ResponderEliminar
  38. tiago eu nao tive o previlegio de te conhecer mas uma coisa eu constatei depois de ler os teus comentarios fiquei espantado com o teu carater ea tua personalidade infelismente partiste para o CEU mas os teus pais. sim estao tristes neste momento de dor. mas tambem orgulhosos pelo FILHO que tiveram ate logo TIAGO e os meus semtimentos para toda a familia bem hajam

    ResponderEliminar
  39. Os meus sentidos pêsames à família. Obrigado Tiago, obrigado...por tudo...
    Os bons partem depressa! se todos fossem como tu este mundo seria bem melhor. Fostes um exemplo de coragem, grande caracter, e um veradeiro campeão!
    Ate' Sempre...

    ResponderEliminar
  40. descansa em paz tiago foste campeão na vida e na morte,um exemplo de coragem que todos deviam ter para lutar contra esse maldito bicho que tanta gente leva....abraço á família pestana cascais.....

    ResponderEliminar
  41. tiago és e serás sempre um grande campeão,um exemplo de vida,um exemplo na luta contra o querer viver e o querer nos derrotar..perdeste a batalha mas ganhaste o repeito e admiração de todos nós...um gande bem haja.....neste mundo imundo enquanto uns tiram vidas sem dó nem piedade,outros como tu mostram como lutar por ela com coragem e dignidade...vai estrela da vida ilumina e guarda-nos a partir do céu...........j.f.s.p.....

    ResponderEliminar
  42. Mais uma ESTRELA a brilhar no céu.
    Estou muito emocionada, pois acabei agora de ler o teu blog.
    Vais ser sempre um orgulho para todos aqueles que tiveram o previlégio de conviver contigo, tenho pena de não ter feito parte desses afortunados.
    Um abraço muito grande para a familia.

    ResponderEliminar
  43. Tiago sou mais uma desconhecida que chegou ao teu blog pela triste noticia. Mais uma vez senti o aperto, o transpirar de mãos, a revolta contra uma luta onde todos perdemos. Quero deixar um abraço a todos os que te perderam e desejar muita paz e luz à tua alma.

    ResponderEliminar
  44. As mais sinceras condolências à família deste grande campeão que perdeu a batalha decisiva contRa a BESTA!!!!

    Paz à tua alma e fica o teu exemplo de vida e coragem!!!

    ResponderEliminar
  45. não há palavras certas para se dizer em momentos assim, ainda mais a uma família que sofre com a perda de um jovem de 18 anos... mas acho que estes pais devem sentir muito orgulho no seu filho, que foi um exemplo e será para todos que lerem o seu testemunho. A vida foi injusta para o Tiago, mas até assim ele mostrou uma coragem impressionante,. As lágrimas teimam em não parar, e não o conhecia, mas acredito que ele será "um anjo escolhido" para ajudar outras pessoas que passem pelo mesmo... Para os pais, um grande beijinho e muita força!

    ResponderEliminar
  46. Olá Tiago

    Encontrei-te por acaso, mas já tarde demais! Poderia escrever aqui muitas palavras, exprimir uma mistura excessiva de sentimentos e emoções, porque os estou a sentir, mas já não vale a pena. Li o teu blogue e chorei. Senti cada uma das tuas palavras, até a pontuação fazia sentido para mim… Já vivenciei todos os passos que descreveste, mas felizmente esta maldita doença tomou um rumo diferente do teu, mas mesmo assim as mudanças são tantas que nunca mais voltaremos a ser os mesmos (tal como tu referes, e esta verdade e irrefutável). Acredito que os heróis nunca têm um fim, o fim é para eles um novo começo.

    Um beijinho grande e até sempre. O MUNDO precisa de seres humanos como tu!

    ResponderEliminar
  47. Estou comovida pelo que li. Mas tenho a ceteza que fos-te para o ceu.
    Fos-te para o paraiso pede e Deus por todos nos.
    Até sempre Tiago.
    Muita Força á Familia.

    ResponderEliminar
  48. Olá Tiago "ANJO" mais um ANJO que voou para o CÉU.Acredito que estejas bem e é mais um anjo a pedir por todos nós.
    Um beijinho do coração.

    Força e Coragem para a Familia.

    ResponderEliminar
  49. Venho no rol daqueles que só conheceram o Tiago depois da triste notícia do seu falecimento. Apenas para deixar o meu abraço à família e pedir que não eliminem este blog. Ficará como testenunho do quanto é frágil a nossa vida e o exemplo de um jovem que lutou por ela até ao último dos momentos.

    ResponderEliminar
  50. Tmbém eu como muitos que aqui escrevem , não tive o privilégio de conhecer o Tiago . Para além de partilharmos o mesmo nome , também eu resido na zona de Coimbra pelo que aínda mais me tocou esta notícia . Os meus mais sinceros pêsames á sua família e obrigado Tiago por partilhares a tua luta com a coragem que o fizeste . Tens um lugar reservado no céu e deixas-te com certeza a tua marca na tua passagem . Até um dia !!!!

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  52. Marisa Isabel Borda de Agua22 de julho de 2010 às 12:58

    A morte não é nada.
    Apenas passei ao outro mundo.
    Eu sou eu. Tu és tu.
    O que fomos um para o outro ainda o somos.


    Dá-me o nome que sempre me deste.
    Fala-me como sempre me falaste.
    Não mudes o tom a um triste ou solene.
    Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos.


    Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo.
    Que o meu nome se pronuncie em casa
    como sempre se pronunciou.


    Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra.


    A vida continua significando o que significou:
    continua sendo o que era.
    O cordão de união não se quebrou.
    Porque eu estaria for a de teus pensamentos,
    apenas porque estou fora de tua vista ?


    Não estou longe,
    Somente estou do outro lado do caminho.
    Já verás, tudo está bem.
    Redescobrirás o meu coração,
    e nele redescobrirás a ternura mais pura.
    Seca tuas lágrimas e se me amas,
    não chores mais.

    Ate Sempre Tiago.

    Sou mae de uma jovem com 22 anos que teve linfoma no Hodking .Fez todos os tratamentos no IPO de Lisboa durante 6 anos apos muitos avancos e recuos curou-se.Lamento imenso a morte do Tiago .
    Um abraço à família

    ResponderEliminar
  53. as melhores palavras que possa escrever aqui nao as encontro no meu pensamento pela tristeza que sinto por alguem tao jovem e cheio de força e talento....deixo aqui meu silencio...

    ResponderEliminar
  54. Um abraço sentido à família.

    Tenho a certeza que a chama do Tiago viverá para sempre.
    Abraço
    Paulo

    ResponderEliminar
  55. Olá!Depois de ler este blog, (não sou muito dada a estas "coisas"), apenas posso dizer que continuem com este blog porque é um "trabalho exemplar"!
    Um beijo para todos os que tiveram o privilégio de conviver e partilhar a vida com esta pessoa fantástica.. Coragem e força para mais uma família roubada por "o monstro".
    Xana

    ResponderEliminar
  56. lembro me de estar na Ronénia e a Ana Sousa e ter falado do Tiago. Na altura ele estava apenas a fazer exames médicos... Nunca pensei que tivesse sido este o diagnóstico.

    O Tiago deu nos de facto uma grande lição de vida pela sua coragem.

    Quero apenas dar os meus pesamos à família e amigos e dizer que lamento mesmo muito só ter tido conhecimento tão tarde...

    Um grande abraço, Ana Monteiro (judo)

    ResponderEliminar
  57. À noite brilharás nas estrelas, descansa em paz.

    SEABRA

    ResponderEliminar
  58. Á familia do Tiago os meus sentimentos e que tenham força para sopurtar este terrível acontecimento. Só o conhecí pelo blog mas acredito que pelo seu caracter e humanismo só pode estar á direita de Deus.
    Obrigado pela tua existẽncia Tiago até sempre

    ResponderEliminar
  59. Nunca será compreensivel esta separação forçada que nos é imposta pela vida.Mas, seguramente que onde estás agora, estarás em paz e a confirmar que foste amado e estimado por muitos nesta passagem pela terra.Estás longe dos olhares de todos nós mas muito perto do coração dos que te relembrarão sempre! Tive o privilégio de te conhecer e lidar contigo, no Colégio que mencionas onde, fui tua professora. Eras um miudo giro,sempre cooperante, perseverante e interessado.Foste agora um ser humano de grande exemplo e coragem nesta batalha que enfrentaste.Deixaste um exemplo para todos nós.Bem haja pelo que nos ensinaste! E, nesta tua longa viagem devemos todos dizer-te: Até um dia Tiago.

    ResponderEliminar
  60. À família do Tiago desejo a maior força, pois não há palavras para descrever a imensa tristeza que se sente.
    Conhecia o Tiago das notícias do jornal e quando ontem vi a notícia do falecimento tive de ir confirmar se era a nossa jovem promessa do Judo que tinha há uns dias...atrás ganho uma medalha. Fiquei chocada pois sou mãe e deve SER UMA DOR ENORME perder-se um FILHO.Perdi também um irmão...
    Desejo muita FORÇA aos pais.

    ResponderEliminar
  61. Eu só conhecia o tiago de vista, porque andava na mesma escola que ele, só soube desta triste notícia pelo estado de alguns amigos meus. Embora não o conhecesse bem senti que era minha obrigação, não sei porquê, saber mais sobre este campeão. Apenas tenho 14 anos, e choro por ter visto o video dele no youtube, ter visto o seu facebook, ter visto o seu blog. O Tiago é sem dúvida um campeão, e mostrou a sua força e coragem. Ele mostrou a todas as pessoas que leram este blog até ao fim, tal como eu, que é preciso ter muita força para ultrapassar doenças como esta. Custa-me muito ver a certeza que o tiago tinha, que ia voltar para contar o resto da sua história. Estou muito triste , o Tiago era um jovem de 18 anos com uma vida pela frente e muito para ganhar. Aqui está uma lição de vida. Nunca esquecerei este jovem e o seu sorriso.
    Até um dia, CAMPEÃO !
    Muita força à família, amigos e namorada.

    ResponderEliminar
  62. Sem ter tido a sorte de te conhecer, a minha alma chora. Está triste pela partida de um ser humano tão jovem e tão maravilhoso.
    Que lição de vida nos dás!
    Onde quer que estejas, espero que sejas muito feliz e que confortes os teus queridos familiares nestes tempos de tristeza indizível.
    Que tontos somos quando desperdiçamos esta vida que conhecemos e as pessoas que nos amam e que amamos. A espera é, por vezes, longa até as reencontrarmos um dia.
    Descansa em paz nesse lugar onde estás. Possam os bons valores que cultivaste nesta breve passagem pela Terra dar os seus frutos.
    Até sempre.
    Um sentido abraço a todos os teus familiares e amigos.

    Susana Pereira

    ResponderEliminar
  63. Desde o dia 21 de julho de 2009 a vida ensinou me a viver um dia de cada vez, eu pessoalmente odeio esta expressão .
    Odeio esta doença que provoca tanto sofrimento.
    AO JUDOCA TIAGO ALVES SÓ POSSO ESPERAR QUE DESCANSE EM PAZ.
    Aos pais e irmão muita FORÇA!

    ResponderEliminar
  64. Descansa em paz companheiro...

    João Rato
    Judo Clube Beja

    ResponderEliminar
  65. Nestes momentos de partilha e de dor sentimos que devemos manter esperança neste País, pois constatamos nestes inúmeros comentários de existe gente com grande valor humano!
    O Tiago é um exemplo de força e de coragem que o País precisa seguir.
    Aos familiares do Tiago e em particular aos seus Pais, deixo uma palavra de força e de conforto, mas lembrem-se que o Tiago gostaria de ver em vós a FORÇA que vós lhes transmitistes.

    Descansa em paz CAMPEÃO.

    ResponderEliminar
  66. Queria dizer algo, mas acho que não é preciso dizer nada, qualquer pessoa é capaz de perceber o que estou a sentir...não é dificil para quem entra neste blog e lê com atenção o que o Tiago escreve, os sentimentos e pensamentos são muitos!!!
    Muita força para a Familia.
    Tiago onde estiveres, tens a minha admiração!

    ResponderEliminar
  67. EM PRIMEIRO LUGAR OS MEUS SENTIMENTOS, Á FAMILIA DO JOVEM TIAGO.
    AGORA NÓS JOVEM ,BRILHANTE
    ENTREI HÁ MOMENTOS NESTE BLOG, ASSIM POR ENTRAR SEM SABER QUE IRIA ENCONTRAR.
    DEPARO ME COM ESTA TERRIVEL DOENÇA E COM A TUA HISTÓRIA.
    A HISTÓRIA DE UM VENÇEDOR,CHEIO DE CORAGEM E SEMPRE UM SORRISO LINDO.
    POIS QUE NADA É POR ACASO E TAMBEM NAO O FOI ENTRAR AQUI,FALASTE COMIGO,ENTENDI O TEU RECADO.
    ESTÁS EM PAZ DE CERTEZA É MUITA BOA A TUA VIBRAÇAO, A TUA MISSAO.
    DESTE UMA MENSAGEM MUITO IMPORTANTE,...
    UMA LIÇAO DE CORAGEM...
    FICOU ENTENDIDO.
    RECEBE HOJE O MEU ABRAÇO E QUE NAO VAI TARDE, MAS NA ALTURA ÇERTA.
    QUE DEUS ESTEJA CONTIGO, E SEI QUE ESTÁ,
    E TAMBEM COM TODOS NÓS.
    ATÉ SEMPRE FOI UM ENORME PRAZER CONHEÇER TE MUITOOO OBRIGADO

    ResponderEliminar
  68. De facto se há justiça na natureza, que duvido, deveria nunca deixar, um Jovem, morrer tão jovem.


    Logo não há justiça, - não pode dever/haver - que não só a humana, que maioritariamete não funciona. A da natureza está não poucas vezes virada do avesso.....


    Por certo este ano de 2010 foi tremendamente doloroso para o Tiago, e para a família próxima.

    Grande Jovem o Tiago, grande lutador, em tudo, até com o cancro.

    um forte abraço à Família

    Augusto Küttner de Magalhães

    ResponderEliminar
  69. Não há mesmo justiça!Perdi um filho ainda tão jovem há 1 ano e meio....deixei de acreditar na justiça da natureza e muito menos na justiça divina.È uma mentira, levamos tanto tempo a iludirmo-nos, a acreditar, depois leva-se uma "pancada" destas e a realidade está aí!!!!!
    Para os pais do Tiago..........sei o que é esta tragédia,não adiantam palavras,podem dizer-nos tudo, nós estamos "noutra".Um grannnndeeeeee abraço!Cá estamos, sobrevivendo á morte de um filho.

    ResponderEliminar
  70. Lembro-me do Tiago quando este competia nas provas de judo. Ficou-me sempre “na retina” como um jovem com muitas potencialidades e qualidades, tanto desportivas como humanas. Desportivas porque o vi a fazer excelentes combates; humanas pela sua postura humilde e educada, mas sempre lutadora.

    Infelizmente não pude estar presente na sua despedida, mas quero por este meio apresentar as minhas profundas condolências aos seus pais e restantes familiares enlutados, aqui incluindo a “família” da AAC. Se custa perder um pai, não quero pensar no que será perder um filho…

    Um abraço e muita força aos seus pais e familiares mais próximos.
    André Alves, Faro

    ResponderEliminar
  71. sou mãe dum jovem tambem judoca e ficou este ano em 3ºno campeonato esperanças nacional e 5º no europeu em MIRANDA DO CORVO É -66KG ESTUDA NA E.S.DA BROTERO também vive em coimbra dia 22 de julho foi ao médico com dores já algum tempo nas costa mandou logo fazer uma resonância teve que repetir o exame como mãe fiquei ansiosa e preocupada o resultado parece ser uma lesão provocada pelo desporto estava de férias no algarve e li a noticia da morte perguntei ao meu filho se conhecia o TIAGO respondeu que sim fiquei tão triste as lágrimas vieram-me aos olhos apeteceu-me gritar naquele momento, ainda choro sou mãe dum jovem como o TIAGO e judoca aos pais coragem e força que DEUS os ajudem a viver sem este filho . UM ABRAÇO A TODOS QUE AMAM O TIAGO. ISABEL, COIMBRA

    ResponderEliminar
  72. A vida é muito injusta. É muito triste quando vemos alguém tão jovem, com uma vida inteira pela frente partir assim inesperadamente.
    Vivemos absorvidos pelos nossos problemas, pelas nossas duvidas que são banalidades comparadas com situações como esta.
    Neste mundo só temos uma certeza:Estamos cá de passagem e em breve todos deixaremos de pisar este chão. Todos vamos embora um dia, uns mais cedos, outros mais tarde. Mas algumas pessoas partem cedo demais, pois ainda tinham muito para sonhar e para viver.
    Comoveu-me muito aquilo que li aqui.
    Espero que estejas em PAZ!

    ResponderEliminar
  73. tiago só foste
    á nossa frente um dia uma semana um mês um ano ou talvez anos ?.
    os teus pais já tem um filho na terra e tu no céu .ATÉ UM DIA TIAGO

    ResponderEliminar
  74. Esta tem a dimensão das grandes percas e tristezas.
    DESCANSA EM PAZ TIAGO E OBRIGADA PELA LIÇÃO DE VIDA.

    ResponderEliminar
  75. EM PRIMEIRO LUGAR OS MEUS SENTIMENTOS, HÁ FAMILÍA DO TIAGO. AGORA NÓS JOVEM COM TALENTO, BRILANTE.ENTREI HÁ POUCO NESTE BLOG. ASSIM POR ENTRAR SEM SABER O QUE IA ENCONTRAR.DEPARO NOVAMENTE COM ESTA TERRIVÉL DOENÇA E COM A MESMA HISTÓRIA QUE JÁ SE PASSOU POR A MINHA FAMILIA FIQUEI SEM PAI, AO FIM DE UM ANO SEM IRMÃO. E AGORA TENHO OUTRO IRMÃO A PASSAR POR A MESMA SITUAÇÃO, COM DORES HORRÍVEIS QUE ELE TÊM.E TU MEU JOVEM QUERIDO.DESCANÇA EM PAZ,ESTEJAS AONDE ESTIVERES ESTÁS SEMPRE LEMBRADO ENTRE NÓS.SOU UMA MÃE TAMBÉM SOFREDORA DESTA SITUAÇÃO CUSTA MUITO SUPERAR AQUILO QUE JÁ PERDI,MAS MEU ANJO UM DIA LÁ NO CÉU JUNTO DAS ESTRELINHAS HAVER-MOS DE NOS ENCONTRAR TODOS JUNTO COM OS ANJOS ,SIM POR TU ERAS UMA ESTRELA NA TERRA ,MELHOR NO CÉU.DESCANÇA MEU ANJO. QUE DEUS ESTEJA CONTIGO.

    ResponderEliminar
  76. TIAGO SEI QUE SABES QUEM SOU NO SITIO AONDE ESTÁS TENS ESSE PRIVILÉGIO,O TEU COLEGA DE ESCOLA E A PARTICAR O MESMO DESPORTO EMBORA DE CLUBES DIFERENTES QUANDO ENTROU PARA A COMPETIÇÃO FOI COM MUITA ANSIEDADE E ALGUM MEDO QUE DISSE AO MESTRE -SIM- DIZIA-ME QUE FAZER COMPETIÇÃO ERA MUITO COMPLICADO COM ELE SOBRETUDO PARA GERIR A ANSIEDADE EM CIMA DO TAPETE COM O ADVERSÁRIO E OS TREINOS COMEÇAVAM A SER CADA VEZ MAIS INTENSOS. TEM MUITA FORÇA ERAM AS PALAVRAS DE MUITOS COLEGAS.
    TIAGO SÓ TENHO A DIZER QUE ELE LEU O TEU BLOG.
    NÃO FEZ QUALQUER COMENTÁRIO O CERTO É QUE A SUA MANEIRA DE SER MODIFICOU E MUITO, COMEÇOU COM OS TREINOS A SUA DISPOSIÇÃO NÃO É A MESMA SINTO OUTRA FORÇA MAIS VONTADE DE VENCER MAIS ALEGRE .OBRIGADA TIAGO A TUA MENSAGEM COMEÇOU A DEIXAR MARCAS NA POSITIVA.
    (SÓ VOU PEDIR-TE UMA COISA (COMO MÃE) JUNTO DE
    DEUS DÁ UMA FORÇA AO TEU COLEGA.

    ResponderEliminar
  77. CAMPEÃO FOI PARA JUNTO DE TI O FÁBIO A MESMA IDADE A GRANDE LUTA QUE TRAVOU CONTRA A LEUCIMIA, MAIS UMA ESTRELA NO CÉU.ESTÁS SEMPRE NA NOSSA MEMÓRIA CAMPEÃO.

    ResponderEliminar
  78. Eu prometi e cumpri, pena não estares cá para comemorar comigo.. é impossível não sentir a tua falta, continuo adorar-te e a venerar-te meu campeão ..

    ResponderEliminar