terça-feira, 6 de julho de 2010

Como lidei com o cancro

Dia 21 de Junho foi sem duvida o pior dia da minha vida.
Não consegui aceitar e neguei sempre dizia que não era possível ter cancro.
A primeira pergunta que fiz à médica era se poderei voltar a fazer desporto e infelizmente ela deu-me a resposta errada "provavelmente não, mas só os médicos do IPO de Lisboa é que poderam dar-te essas respostas". Quando saí daquele consultório, detestei, passei o dia todo a chorar e vi as pessoas que mais amo a chorar o que me destroçou mais. Pela primeira vez vi o meu pai chorar, ele que é das pessoas fortes que conheço, não resistiu à noticia. A minha mãe que chora todos os dias. O meu irmão Rui que que sempre foi uma aspiração para mim, também não resistiu, mas acredita e sempre acreditou na cura. Não soube contar aos meus amigos, custou-me bastante contar à minha namorada, o que podia ela pensar ou será que ia aguentar.
Mas todos estiveram comigo, família, namorada e amigos, mas no inicio não foi nada fácil. As pessoas não sabiam o que dizer e eu não conseguia olhar para elas.
Andei e ando muito tempo com a cabeça para baixo, as noites amaldiçoavam-me com pesadelos, os dias amaldiçoavam-me com pensamentos. Nada me alegrava, nada conseguia fazer-me sorrir. Não havia nada em mim. A minha pessoa tinha mudado.
Não houve dor mais forte que esta que eu estou a viver, mas há esperança!

16 comentários:

  1. Grande Tiago,

    lidar com uma noticia destas não é nada fácil... Ninguém te censura pelas tuas reacções... e não deves ter vergonha disso... Orgulha-te da pessoa que és e do que conquistas-te!!!

    Boa Sorte para os combates que se seguem!!! E lembra-te que estarei (estaremos) SEMPRE a torcer pela tua vitória!!!

    Acredita que tu consegues!!! Sempre conseguiste... Não vai ser desta que vais baixar os braços...

    Um grande Abraço para ti e para os teus pais

    ResponderEliminar
  2. Campeao, estas no IPO de Lisboa?

    ResponderEliminar
  3. ola
    nao te conheço, mas sim o teu irmao, desejo-te muitas melhoras .força es forte ja que lutaste tanto contra os outros até teres cinturao preto agora que lutas contra a doença já estás a ser forte de novo.bj conchinha

    ResponderEliminar
  4. estamos todos do teu lado rapaz e vamos dar-te força. e sempre que tiveres menos bem, lembra-te que todos pensamos em ti...

    Núria

    ResponderEliminar
  5. Força Tiago!!!

    Melissa

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,Tiago!
    Fui tua explicadora no Centro de Explicações de Miranda do Corvo. Agora,ensinas-me tu uma lição exemplar de vida,luta, persistência
    e coragem.Sei que vais ser um VENCEDOR porque és forte.Um grande abraço.
    A professora de Biologia - Fernanda Brito

    ResponderEliminar
  7. Olá Tiago o meu filho pedro tb anda no IPO de Lisboa.
    Lembr-te que serás um vencedor.

    ResponderEliminar
  8. Olá Tiago!! claro que há esperança!! olha, já este mês a minha mãe foi hospitalizada e como não sabiam o que tinha fizeram exames: tumor no intestino! foi operada e está a reagir e a evoluir muito bem. os tratamentos que fará ainda não sabemos, mas com certeza correrão bem.

    (Eu acredito que) O cancro têm cura! Eu encaro-o como outra doença qualquer, que só com tratamentos e muita força interior é que se cura. Por isso força.. não há impossíveis!! esta fase é apenas passageira, em breve vais voltar a ser o Tiago que eras.

    D.T.

    ResponderEliminar
  9. Um Grande Homem que nem perante tamanho infortúnio fraquejou.

    Um abraço onde quer que estejas Tiago


    João Carlos Ribeiro

    ResponderEliminar
  10. Que nunca apaguem estes textos, que nunca nos privem do testemunho dorido,sentido, profundamente humano do Tiago

    ResponderEliminar
  11. Nunca haverá palavras que diminuam o sofrimento dos que te amam...apenas conseguiram atenuar mais essa dor lembrando a tua força e a tua coragem!
    Obrigado pela tua existencia!

    ResponderEliminar
  12. A vida nem sempre é como a gente gostaria que fosse, infelizmente não acontece só aos outros, nem ás pessoas de mais idade, aqueles que já não fazem falta ao nosso mundo, acontece a pessoas importantes e que afinal ainda tinham muito para viver e que fazem muita falta à familia. Injustiça talvez seja a melhor palavra para adjectivar o que aconteceu. Estejas onde estiveres acredita que as pessoas que mais gostaram de ti vão estar sempre a torcer por ti.

    ResponderEliminar
  13. Nao quero acreditar que partiste... vou comentar como se estivesses ai (ate porque de certa maneira estas) desde 2009 que toda a minha familia luta com um cancro que se havia apoderado do pancreas do meu tio como se havia ja apoderado de mtas outras pessoas na minha familia embora noutras partes do corpo.. o meu tio sempre foi uma pessoa mt importante pra mim e ve-lo partir foi das coisas mais dificeis a q tive de assistir, Mas quando me pergunto se valeu a pena apercebo-me dos remorsos que todos teriamos se nada tivesemos feito.. vi em ti a determinaçao que vi nele que com uma mulher e um filho da tua idade se agarrava a vida com tudo o que podia... nem tu nem ele conseguiram vencer esse "demonio" e portanto e mais por desespero que aqui escrevo. desespero q alguem me ouça e que perceba o que e a dor d perder alguem de forma tao dolorosa... ainda nao esqueci o andar debilitado daquele corpo de 41 kilos e de 1,80 m nem o choque quando vi a tua foto no telejornal,,,mas de qualquer forma em meu nome , dos meus familiares a quem o monstro arrancou a vida e de todos os que conheço e nao conheço OBRIGADA por teres dado o teu testemunho acredita que TEM VALOR.

    ResponderEliminar
  14. Um grande exemplo de coragem e dignidade. GRANDE CAMPEÃO!
    Continuas presente nos nossos corações.

    ResponderEliminar
  15. Olá! O meu nome é Paula sousa e sou vigilante na recepção da JMR. Quero agradecer-lhe o facto, de na sua visita a estas instalacões ter-me proporcionado o conhecimento de tão grandioso testemunho da vida do Tiago,apesar de não o ter conhecido. Li atentamente todo o percurso de vida e fiquei fascinada com tamanha garra e entusiasmo que ele nutria pela vida e pelo legado que deixou a todas as pessoas conhecedoras dela.
    Infelizmente,no ano de 2009 também me foi diagnosticado um carcinoma na tiroíde, o que me faz entender muito bem as palavras dele...a revolta e ao mesmo tempo o facto de nos agarrarmos à vida com todas as forças que tivermos, e essa força vamos buscar, concerteza, ao amor que temos não só pela vida com àqueles que mais amamos!
    Tenho a certeza que esteja ele onde estiver, estará feliz pelo facto de darem continuidade à sua "vida"!
    Um bem haja e obrigada!

    ResponderEliminar