terça-feira, 6 de julho de 2010

VOU LUTAR !!!!


Estou neste momento no IPO de Lisboa, pronto para a minha batalha. Sei que vou sofrer, sei que não vai ser fácil, mas já me mentalizei.
O médico que me está a acompanhar é um dos melhores do país e todos os que o conhecem dizem que estou em boas mãos e isso transmite-me muita confiança.
Na primeira consulta que tive com o médico, ele contou-me como vai ser todo o processo:
  1. Cirurgia com aplicação de quimioterapia local a 42ºC, durante uma hora
  2. Na mesma cirurgia, vão me remover o estômago todo, o baço e um bocado do intestino
  3. Vou estar 3 a 4 semanas a recuperar da cirurgia
  4. Após a recuperação, vou estar durante um ano a fazer tratamentos de quimioterapia
  5. Após tudo isto, CURA TOTAL
Assustou-me um bocado a ideia de ficar sem estômago, por isso tive duas perguntas a fazer ao médico:
  • Poderei voltar a praticar desporto, ou seja, judo?
  • Poderei comer de tudo, ou vou ter uma alimentação especial?
Ouvi as melhores respostas :) ele disse-me que poderei fazer tudo o que fazia dantes e comer tudo o que comia dantes, apenas tenho de comer menos mas mais vezes, pelo menos numa fase inicial até habituar o intestino, visto que vou ficar sem estômago, vou ficar sem uma bolsa que suporta os alimentos, então os intestinos têm de criar uma nova bolsa (claro que não vai ser tão grande)

Estou bastante confiante para a cirurgia, com medo e algum receio, MAS CONFIANTE :)

20 comentários:

  1. é isso Tiaguinho:) vais vencer de certeza!!

    ResponderEliminar
  2. O que só isto? Nao tarda estás pronto para ir comigo e com o Fabio as miudas :D

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  3. no fim de tudo isto vais olhar para trás e dizer "Consegui!"

    imagino o que deves sentir porque infelizmente o meu pai esteve na mesma situação que tu... tive muito medo de o perder mas foi a força e a determinação dele que o fez lutar. por isso acredito e muito que tu és capaz... és um vencedor

    Núria

    ResponderEliminar
  4. Afinal nao é nada demais xD sabes uma coisa o Mario tem razão, tas logo a ir comigo as miúdas, quando tirar a carta já sabes :P

    beijinhos :D

    ResponderEliminar
  5. Olá Tiago! Bem, tu não me conheces, nem eu a ti...sou uma colega da tua namorada e fiquei a saber deste teu blog por ela.
    Devo dizer que fiquei muito sensibilizada com tudo o que li, especialmente porque tento privar-me de todo este tipo de assunto relacionado com o cancro. Desde muito pequena que sofro de carcinofobia (medo irracional do cancro) Inclusive tenho andado em vários psiquiatras e psicologos para tentar ultrapassar este "problema" que me atormenta o dia-a-dia sem razão de ser. Chego a passar meses, em que não durmo a pensar que tenho a doença. Qualquer sinal ou problema minimo que tenha, me desperta a desconfiança de que se trata de um cancro. E entro em paranóia com uma facilidade enorme...(Sou uma maricas...) Quando a Andreia me enviou a mensagem confesso que fiquei atrapalhada, mas ainda assim vim ler o teu site. E devo dizer-te que admiro MUITO mesmo a força que tens. Especialmente porque estou certa de que, no teu lugar não seria capaz. E isso enche-me de orgulho ao ver que ainda existem pessoas que, mesmo passando pelas situações mais dificeis, são capazes de meter um sorriso na cara e dizer, vou conseguir! Fico MUITO feliz por ver que és capaz de ter essa força e acredito PLENAMENTE que vais ser capaz de ultrapassar essa doença. E sabes porquê? Porque o pensamento é a fonte mais forte de todo o nosso ser. E com esse teu pensamento positivo, não há de ser cancro nem bicho nenhum que te vai fazer parar de viver ou sonhar. Os meus parabéns pela tua coragem, e pelo site. Gostava imenso de ter a tua força de vontade. E é ao ver este tipo de coisas acontecer tão "perto" de mim, que sinto que todas as minhas crises não passam de fútilidades e problemas psicológicos egoístas. Quando na verdade, existem pessoas que passam pelas situações verdadeiramente e ainda assim são capazes de manter toda a confiança. E é assim mesmo que deve ser! Desejo-te as MAIORES FELICIDADES e MUITO BOA SORTE para todas as fases de tratamento. Muita força e contínua assim, com pensamento positivo. Já deu pra ver que tens muito apoio, muitas pessoas que te amam verdadeiramente, e é nestas alturas que mais se precisa. Desculpa o testamento, mas este é mesmo o tipo de situação que mais mexe comigo e me faz sentir revoltada com a injustiça do mundo, mas ao mesmo tempo orgulhosa do ser humano. Que é capaz de ser tão forte e corajoso. És um exemplo a seguir, devo acrescentar. Não há só esperança, há certeza. Tu VAIS ficar bom. E Deus vai estar do teu lado :)

    Espero não ter sido inconveninente, pois quis apenas dar umas palavras de apoio. Força Tiago.


    >> Ps. Tens uma namorada fantástica :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Tiago! Antes de mais vou apresentar-me! Chamo-me Nicole Dourado e faço voluntariado na Acreditar com a Maria de Fátima. Foi lá que eu a conheci. Fui eu quem traduziu o teu relatório para inglês. Curiosamente um dos Cirurgiões que te operou é Docente na Faculdade de Medicina... onde eu trabalho. Conheço-o bem! Após ter traduzido o relatório enviei-lho para que o corrigisse, pois apesar de ser tradutora, não sou especializada em traduções de textos médicos. Espero que corra tudo pelo melhor e que um dia nos possamos conhecer! O tratamento, como tu dizes, não vai ser fácil, mas há-de correr tudo bem. Um beijo. Nicole Dourado

    ResponderEliminar
  7. TIAGO.
    Pessoas como tu,com humildade,disponibilidade,força de vontade,amigo do seu amigo só podem tornar o mundo melhor.
    Obrigada por existires.
    Estamos contigo neste combate.
    Beijos.
    Fernanda e Vivaldo

    ResponderEliminar
  8. Olá Tiago,
    Não nos conhecemos.
    Fiquei a conhecer este teu blog através do Dr. Nuno Oliveira.
    Neste momento a minha vida está um caos (por motivos pessoais de ordem familiar), mas depois de ler o que li, sinto que esses problemas são apenas uma migalhinha comparado com aquilo que tu estás a passar.
    Sinto em ti uma força enorme e confiança, o que é meio caminho andado para a vitória.
    Espero que o Dr. Nuno possa ajudar-te, e sei que ele vai dar o seu melhor.
    Vais vencer.
    Força.
    Tudo a correr pelo melhor.

    Maria José

    ResponderEliminar
  9. Olá, Tiago!! Sei que não gostas de matemática! Tb refilavas na minha disciplina...mas agora tens de saber contar bem! Apreciar devagar cada dia, conhecer melhor os outros, dar atenção ao que não se dava, mandar ás "urtigas" o que não interessa...pensar mais em ti...!Confia, cumpre e rodeia-te de pessoas positivas, optimistas...é meio caminho!A tua juventude tem energia, força de vontade e teimosia: é do que precisas!Estou sempre presente, sempre que precises, sempre que queiras...ok? Juízo!! Beijinhos grandes da prof. Adelaide Silva

    ResponderEliminar
  10. Olá Tiago
    Seja forte e considere mais um aprendizado. A vida é cheia deles... as vezes são maravilhosos, outras tantas mais duro. Confiança, força e muita coragem. Tens amigos e familiares e gente inclusive que não conhece - como eu - sou mãe de uma miúda que anda no judô com o João. Ele estava preocupado. Também tive cancro e lutei/decidi pela vida. Coragem menino!
    Vanessa Cavalcanti

    ResponderEliminar
  11. Ainda bem que pensas assim e muito bem .E melhor ainda é confiares no teu médico,é meio caminho andado E o que ele disse é tudo verdade, um bom médico diz sempre a verdade ao doenteBeijinho e muita mas mesmo muita coragem porque vai tudo correr bem.Não te conheço pessoalmente, mas já gosto muito de ti, no bom sentido da palavra ,tenho netos´mais velhos que tu

    ResponderEliminar
  12. infelizmente o tiago faleceu esta tarde...perdemos mais um atleta e um querido amigo...que deus o abençoe...adeus tiago..

    ResponderEliminar
  13. Só hoje fiquei a conhecer a Tiago... ironia do destino, pelas piores razões. Fica o exemplo de um míudo cuja força foi inspiradora, e fica a revolta de mais uma vida arrancada sem razão ou justiça.
    Muita força aos Pais, irmão, namorada e amigos que tiveram o previlégio de de o terem nas suas vidas...
    Ao Tiago... cedo partiste, só vão os bons, já diz o ditado e Deus ganhou mais um anjo... zela por nós...

    ResponderEliminar
  14. Ouvi a noticia e vim conhecer-te melhor. Percebi que és um bom ser humano com muita energia positiva.Com toda a certeza vais ter um lugar especial onde quer que estejas. Força para os Pais,Irmão e namorada.Por mim fico desolada com estes acontecimentos sem explicação. Na verdade nada somos e ao mesmo tempo somos tudo.Como alguem disse Carpe Diem. Temos que viver cada dia com alegria e gratidão.Tu viveste assim. Até sempre

    ResponderEliminar
  15. Ola Tiago
    Não te conheci pessoalmente mas seu que foste e serás sempre um lutadorm sim para mim que só agora li a tua história e fica sabendo que te admiro muito apesar de já estares entre nós, mas acredito que estejas aí num cantinho aí no céu a leres estas mensagens que te enviam... Foste um exemplo de coragem..
    Até sempre

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Tiago. Campeão até sempre, continuarás a luzir no coração de muitos desportistas e está descansado que disfrutarás da Cerimónia de Abertura dos próximos Jogos Olimpicos.

    ResponderEliminar
  17. Tiago,
    descansa em paz, Campeão! Força aos pais e à sua família e amigos!

    ResponderEliminar
  18. chorei ao ler este blog sei que o tiago ja nao esta persente mas mesmo assim sei que se a operaçao fosse bem socedida ele teria conseguido enfrentar isto tudo.
    obrigado tiago por nos mostrares isto tudo e principalmente a tua força de vontade um bem hajas para ti

    ResponderEliminar
  19. Onde quer que estejas, estarás sempre presente nos corações de todos aqueles que leram o teu blog, no meu caso apenas hoje e já depois de..., contudo, foste um lutador, foste um homem com "H", e com toda a certeza um bom filho, um bom irmão e um bom namorado e tb um bom colega para além de todas as outras potencialidades que tinhas e pelas quais eras admirado. Estou certa de que as pessoas que mais te amavam, irão continuar a amar-te para todo o sempre.
    À família do Tiago desejo que tenham tanta força como ele e que sobrevivam a mais um desafio da vida, arranjem coragem e muita força para continuarem a lutar pelas vidas e pela harmonia da família. Inspirem-se no Tiago e serão capazes de sobreviver.
    Um bem Haja para todos vocês.
    Tina

    ResponderEliminar
  20. Levanta o olhar para lá das nuvens
    Da tristeza e da saudade e solidão...
    Verás que aquele que amas continua teu,
    Porque está vivo...!
    Adormeceu...

    Rasga o nevoeiro denso da amargura
    Com os faróis da Fé e da Esperança
    Verás que aquele que amas continua teu,
    Porque está vivo...!
    Adormeceu...

    E quando transpuseres a curva da morte
    Na caminhada veloz para os Céus,
    Reencontrarás aquele que partiu e amas
    Eternamente vivo,

    Na vida de Deus...

    Descansa em paz..

    ResponderEliminar