quinta-feira, 14 de outubro de 2010

OBJECTIVO






Sinceramente a melhor maneira que tenho para definir esta palavra é a meta a que nos propomos alcançar, onde e quando.
Toda a gente tem objectivos, uns querem um carro de sonho ou uma casa de sonho, outros querem ser promovidos no emprego.





Desde dos meus 9 anos que o meu objectivo era ir ao Jogos Olímpicos e se possível alcançar uma medalha… Tal objectivo é possível, mas eu pergunto me: e se não o conseguir? Como vou viver o resto da minha vida, com o desgosto de nunca ter realizado o meu sonho?



Eu tenho um grande defeito, sou um pouco preguiçoso, não consigo fazer nada sem que tenha alguém sempre de roda de mim a estimular-me. Mas, se por ventura houver alguém a puxar por mim, sou imbatível e vou até ao meu limite. É isso que me preocupa. Tenho receio de não conseguir fazer algo sozinho, de precisar sempre de alguém para me acompanhar, não ser independente, não ter capacidade de me estimular.



Grandes campeões, sempre que metem um objectivo à frente, trabalham tanto nos treinos como fora deles para o alcançar. Por exemplo, Michael Phelps, que nos Jogos de Pequim 2008 meteu na cabeça que iria ganhar 8 medalhas de ouro, e conseguiu… Lance Armstrong, teve cancro, meteu na cabeça que iria vencer o cancro, mesmo que as suas hipóteses fossem poucas, conseguiu! E logo a seguir ganhou o Tour de France, sete vezes consecutivas!!! Cristiano Ronaldo, que ambicionava ser o melhor do mundo do futebol e que o seu sonho era jogar no Real Madrid. Trabalhou, trabalhou até mais do que era exigido e consegui tudo que quis.



Uma vez perguntei- me a mim mesmo se um dia virei a ser um Campeão. Se alguma vez poderei realizar o meu sonho. O que me falta??



Eu sou um atleta bastante nervoso em competição, e em treino sou demasiado perfeccionista , de tal modo que chego ao ponto de chorar de raiva quando os treinos não me correm bem. E muitas vezes pensava em desistir. Mas se desistisse, não voltaria a fazer o que mais amo na minha vida que é o judo e competição, e pior de tudo, não tinha a mínima hipótese de realizar o meu sonho. Dai que sempre que desanimo, penso que o próximo dia será melhor, vou projectar mais, vou ter mais rentabilidade e vou ser mais forte.



Tive o privilégio de receber o livro de Lance Armstrong “Vontade de Vencer” e tirei muitas conclusões. Mudei completamente a minha visão enquanto atleta de alta competição.
Aprendi que não vale a pena desesperar por um mau treino, não vale a pena ter medo de cair, não vale a pena ter medo de falhar e que não vale a pena chorar sempre que algo nos corre mal, quando existem muitas coisas que nos podem abater fisicamente e psicologicamente, como um cancro, a morte de um familiar, cairmos e não voltarmos a andar.



Eu treino judo e compito porque me dá prazer faze-lo. Então se me dá prazer, o que tenho de fazer é divertir-me a fazer o que gosto, sem pensar nos outros que estão à minha volta. Sei que é difícil, mas nada no mundo é fácil, tudo tem pequenas ou grandes dificuldades. Mas como Lance Armstrong diz “temos de usar as dificuldades a nosso favor e nunca desistir”. Eu estou numa prova e estou nervoso, com medo de perder, mas o meu adversário também está na mesma posição que eu, estamos frente a frente a lutar por um objectivo e nada mais importa. Como o meu psicólogo João Arruda diz “Eu atleta, ele atleta, nós competir” nada mais importa. O que importa é que estejamos bem connosco e que nos consigamos divertir.



Acho que encontrei o que me faltava para ser um campeão, manter a minha calma e divertir- me em prova e o resultado desde Janeiro de 2010 foi um 1ºlugar num open de Juniores e um 2º no Zonal de Juniores.

Falta quatro dias para o nacional de Juniores e confesso (apesar de tudo o que disse) que estou nervoso, esta é a minha terceira insónia antes da prova.
Estou nervoso não pela prova em si, mas por ter me esforçado tanto ao longo de um ano e poder deitar tudo a perder. Bem isto soa estranho depois de tudo o que disse. Mas como afirmei, os grandes campeões sempre que têm um objectivo à frente, trabalham tanto nos treinos como fora deles. Eu não me considero um grande campeão, mas tenho um objectivo. que meti na minha mente e não o disse a ninguém, que é ganhar o Nacional de Juniores. Trabalhei o meu judo, a minha técnica, o meu físico, a minha resistência. Tudo pelo ouro no nacional.
Depois deste objectivo viram mais.
Eu só desejo divertir me e gozar a fazer aquilo que me dá gozo. Se não ganhar o ouro, só tenho de aceitar e traçar novos objectivos.


18 de Fevereiro de 2010 1:23 da manhã

14 comentários:

  1. Desculpem, fez-me confusão ler esta postagem...
    Tenho um blog e seguia o blog do Tiago.
    Sou mãe e doeu-me muito o coração saber desta triste notícia do falecimento do Tiago.
    Sou mãe de 2 atletas de uma outra modalidade.
    A minha pergunta é:
    Quem continua a escrever o Blog?

    Quero mandar um beijinho aos pais do tiago CORAGEM

    ResponderEliminar
  2. Olá AMIGO Horácio:
    Benvindo. Esta é mais uma homenagem ao seu querido filho e ainda bem que se decidiu a continuar o blogue com os escritos que o Tiago deixou. Creia-me que estamos ambos a "perpetuar" as suas memórias e ao mesmo tempo a ajudar outras pessoas em idêntica situação. Os nossos filhos partiram, mas ficarão para sempre nos nossos corações.
    Um abraço
    J.Bártolo

    ResponderEliminar
  3. Olá Horácio e Margarida,
    Mais pequeno grande relato do nosso querido Tiago.
    Estas mensagens são o testemunho de como o Tiago eram na verdade um atleta com uma vontade enorme de vencer.
    Descansa em paz Tiago e obrigado por este teu testemunho.
    Um forte abraço
    Jocá

    ResponderEliminar
  4. A ler estes textos do Tiago, apercebi-me que o Lance Amstrong tinha uma forma de pensamento muito Judo: usar as dificuldades a nosso favor é totalmente uma aplicação do melhor uso da energia e o não ter medo de cair tanto no próprio que no figurado é totalmente Judo. Era natural que esta mensagem do Amstrong tivesse sensibilizado o Tiago que encontrou logo matéria para aplicar no seu percurso de alta competição. Com a sua pratica intensa e totalmente dedicada ao Judo, Tiago teria com certeza descobrido sozinho estas verdades e chegou a elas bem mais cedo que a esmagadora maioria dos Judocas. O que ele escreve, pode ajudar qualquer competidor, seja de competição desportiva ou de luta pela vida. Fico convencido, que estes escritos positivos e humanos do Tiago ajudaram e ajudarão muitas pessoas.
    Grande abraço pelos familiares do Tiago, obrigado e parabéns para a vossa coragem

    Alain

    ResponderEliminar
  5. Grande e Eterno Tiago
    Todos os dias nos lembramos e nos orgulhamos de ti!
    Onde quer que tu estejas, sei que estás a olhar para nós
    e muito em particular
    que estás a olhar para os teus pais
    e que estás a olhar pelos teus pais!
    A tua memória está sempre viva dentro de nós!
    Rui

    ResponderEliminar
  6. Retrato do Tiago simplesmente :)

    Saudades mano :(

    Continua a olhar por mim, OBRIGADO.


    Mario Martins

    ResponderEliminar
  7. És um verdadeiro campeão! Uma lição de vida!

    Pedro Alves

    ResponderEliminar
  8. Não foi preciso um titulo oficial para qualquer um de nós te consagrar campeão.
    Sei, que principalmente hoje à noite estarás ao nosso lado.
    Saudade Campeão*

    Rita

    ResponderEliminar
  9. Tiago onde quer que estejas queria te dizer que os teus textos revelam uma maturidade e uma sinceridade capazes de sensibilizar qualquer um.
    Neste momento particular os meus resultados estão muito aquém do que eu ambicionava, mas ao ler o que escreveste e o teu blog encontro sempre uma motivação para continuar a lutar pelos meus objectivos e por aquilo que ambiciono.

    Um abraço
    João Neto

    ResponderEliminar
  10. Acabei de ler as mensagens do Tiago e fiquei muito sensibilizada... Conheci o Tiago, quando tinha apenas 9 ou 10 anos. Costumava ir com os pais ao café (onde eu trabalhava, antes de ir para a escola. Entretanto, voltei para o café este ano, e soube que ele tinha partido... Devo dizer que fiquei em choque com a notícia. De tal modo,que só tive coragem de dar os meus sentimentos ao pai, na segunda vez que o vi, depois disso.
    Ao ler os textos, percebi que o menino que eu conheci, tornou-se numa pessoa espectacular!

    Desejo muita força aos pais e ao irmão.
    E um beijinho para ti, Tiago, onde quer que estejas

    Manela

    ResponderEliminar
  11. Tiago, onde quer que estejas, só quero que saibas que nos dás uma força imensa...

    Os teus textos fazem-nos ver que todas as nossas fraquezas são normais, mas temos de as superar para alcançar os nossos objectivos e os nossos sonhos. Eu também quero conseguir ter essa força.

    Continua a olhar por nós, porque nós precisamos de ti, e com o teu apoio somos mais fortes, estamos mais protegidos, somos melhores atletas e melhores pessoas. Porque tu és um grande exemplo de motivação, força e persistência, coisas que qualquer um deseja ser.

    Obrigada por tudo Tiago

    CR

    ResponderEliminar
  12. MAIS UMA VEZ ENTRO NO BLOGUE DO TIAGO NUNCA SERÁ ESQUECIDO O MEU FILHO É JUDOCA E FOI COLEGA DE ESCOLA SEMPRE QUE ALGO NÃO CORRE COMO GOSTARIA DIGO-LHE PENSA NO TIAGO NA SUA FORÇA E A LUTA PARA VENCER EM TUDO.AOS PAIS UM ABRAÇO E FORÇA O VOSSO QUERIDO MENINO ESTÁ NO CÉU A SORRIR.

    ResponderEliminar
  13. Texto carregado de personalidade e quase clarividência. É quase irónico como lugares comuns se podem facilmente tornar numa dolorosa realidade.

    Parabéns pela coragem de continuar o blog.

    ResponderEliminar
  14. ONTEM FUI A DUAS MISSAS DE DOIS FILHOS QUE PARTIRAM CEDO DE MAIS. TANTA DOR, SAUDADE, MARIA VITOR UM SER HUMANO MARAVILHOSO,A MAE DO FABIO GOMES LÁ ESTAVA COM UMA DOR TÃO FORTE UMA SAUDADE DO SEU MENINO UMA FORÇA QUE IMPRESSIONA DE SEGUIR EM FRENTE.NA OUTRA MISSA TORNAR A VER A CARA DE SOFRIMENTO DOS PAIS DO NINI QUE PARTIU Á UMA SEMANA SÓ PENSAVA A MIM NÃO MEU DEUS NÃO ME DÊS ESTE SOFRIMENTO NUNCA. QUE TERNURA EU SINTO A VONTADE DE OFERECER TUDO DE HUMANO POSSA DAR A ESTES SERES QUERIDOS QUE SOFREM.O AMOR DE MÃE, PAI É TÃO ESPECIAL.PORQUÊ TANTA INVEJA, MENTIRA FALSIDADE BASTA UMA PALAVRA UM GESTO PARA CONFORTAR ESTES CORAÇÕES QUE TEM UMA FERIDA QUE NUNCA VAI SARAR. FORÇA AOS PAIS DO TIAGO O TIAGO ESTÁ EM PAZ DE CERTEZA FICA MAIS FELIZ SABER QUE OS SEUS QUERIDOS PAIS POSSAM AINDA TER ALGUMAS ALEGRIAS NO FUTURO.FORÇA.

    ResponderEliminar