Dia 20/02/2010 Sábado
Após três noites de insónias e nervos praticamente todos os dias, decidi falar com o meu psicólogo João Arruda antes de partir para Lisboa. Encontrámo-nos de manhã na Livraria Almedina, como de costume, contei-lhe das minhas insónias e o porquê do meu estado de nervos para esta prova. Expliquei que, apesar de não ser das provas mais importantes, eu queria mostrar o meu valor, queria ser o nº 1 de Portugal, queria ser campeão nacional.
Perguntou-me como é que eu achava que iria correr a prova. Eu disse-lhe: “Estou à espera que os dois primeiros combates sejam, mais ou menos fáceis, a partir daí a coisa irá complicar” Após três noites de insónias e nervos praticamente todos os dias, decidi falar com o meu psicólogo João Arruda antes de partir para Lisboa. Encontrámo-nos de manhã na Livraria Almedina, como de costume, contei-lhe das minhas insónias e o porquê do meu estado de nervos para esta prova. Expliquei que, apesar de não ser das provas mais importantes, eu queria mostrar o meu valor, queria ser o nº 1 de Portugal, queria ser campeão nacional.
“Eu atleta, ele atleta, nós competir” nada mais importa. Disse-lhe que precisava de me abstrair da prova e questionei-lhe se ler seria uma boa solução “Sim, leva o livro do Lance Armstrong. É um livro que tu já conheces a historia, que te inspira, acho que seria boa ideia levá-lo para ler na prova” disse ele. O único problema, é que eu não tinha o livro do Lance Armstrong na minha mala de viagem e já não dava tempo para voltar a casa para o ir buscar. Fiquei chateado, mas não desesperei. Levava comigo o livro que tinha começado a ler “Os Homens que odeiam as Mulheres”. Talvez me ajudasse a abstrair na mesma.
A minha mãe tinha planeado antes de ir dormir uma espécie de spa, com o objectivo de me relaxar o suficiente para eu dormir aquela noite.
Estive o dia todo praticamente calado, sem falar com ninguém, mesmo quando a minha namorada me ligou, eu não estava muito falador. Os meu pais tentavam dar-me incentivo .
“Não tenhas duvidas que com o que tu trabalhas e pelas provas que fizeste, tu tens todas as possibilidades de chegar à prova e fazer grandes combates” dizia o meu pai, repetidamente. Eles pareciam bastante nervosos, mas ao mesmo tempo confiantes de que eu iria fazer uma grande prova.
Após o banho, deitei-me na cama e comecei a ler, à espera que me viesse o sono. Certa altura chegou o meu pai e disse: “ Aconteça o que acontecer amanhã, eu amo- te muito”. Aquelas palavras ficaram-me a noite toda.
Tiago Alves dia 20 de Fevereiro 2010
(Publicado por-Horacio Alves)
(Publicado por-Horacio Alves)
Mais uma vez, muito obrigada aos pais do Tiago, por partilharem connosco os momentos mais importantes da vida do nosso Campeão que, deste modo, está sempre presente nos nossos corações e nas nossas vidas.
ResponderEliminarOlá Sr.Horácio:
ResponderEliminarObrigado por nos trazer as recordações do Tiago.
Peço-lhes desculpa por termos andado tão calados, mas a verdade é que quase não temos parado lá na terra. Um dia destes encontrar-nos-emos.
Um grande abraço e beijos para ambos
Parabéns aos pais do Tiago, que criaram e educaram um ser humano único e tão especial como ele. O Tiago está, não tenho qualquer dúvida, num lugar muito melhor, mas sempre presente na vida dos que o amam e admiram.
ResponderEliminarCoragem!
Claudia Lourenço.
Ola meu irmao ja n vinha aqui falar contigo algum tempo, desculpa mas tenho andado um bocado ocupado mas sabes bem q nem por um minuto me esqueço d ti.
ResponderEliminarTivemos uma gala da camara, na semana passada o teu pai leu um texto lindo sobre ti, axo q ele queria com aquele texto dizer todo o amor q sente por ti,a tua mae estava linda como sempre, estavamos la todos tal como tu gostava, toda a nossa familia ficou d rasto ao ouvir o teu pai n é facil para nenhum d nos lembrar q nunca mais te vamos poder tocar nem falar contigo, todos sofremos muito ainda o nosso velho mestre Joca nem parecia ele jogava como um bebe, ele sobre muito com a nossa maior perda(TU) o teu irmao Rui n se conseguiu conter e ate veio ca para fora quem tbm n estava nada bem era a Andreia o seu olhos gritavam saudades. Todos nos temos muitas saudades tuas.
Neste domingo realizou-se o campeonato nacional d seniores os nossos amigos estiveram muito bem a eunise ficou em 3º tal com o to-ze o hugo o telmo e o gonçalo e o nosso grande neto voltou´a fazer o nacional e como n podia deixar de ser ganhou ele esta numa grande forma, infelizmente n pude lutar devido ao me joelho q esta para ser operado, fica para o ano.
vou tentar vir aqui escrever mais vezes mas sabes bem q a minha vida n á nada facil.
tenho muitas saudades meu irmao,fazes-me muita falta. Tenho muito orgulho em ti e em te ter podido chamar irmao.
ASS: João Neves
Sr Horácio
ResponderEliminarO Tiago não é por acaso um Campeão, além de características próprias de dedicação, de esforço e muitas outras, ter uns pais fabulosos que nunca deixaram faltar nada, de o proteger de educar e do acompanhar seja lá onde for. Sr Horácio e Sra Margarida quantos KMs foram feitos pelo automóvel a acompanhar o Tiago? Mtos de certeza.
Tenho a certeza que o Tiago, onde quer que esteja, está super orgulhoso dos pais, pois fizeram tudo por tudo pelo filho.
Cumprimentos
Miguel Monteiro
Mais uma vez, muito obrigado.
ResponderEliminarForça.
Grande amigo Horacio esta mensagem é para ti e para a Margarida:
ResponderEliminarFicou provado e bem provado q na secçao de judo da AAC nunca ninguem vai esquecer o campeao.
É com a força de vicer dele q todos nós lutamos hoje e com aquela coragem q ganhamos combates e medalhas.
O nosso tiago nunca vai morrer enquanto a académica ganhar medalhas, cada meda representa um sorriso do meu mano.
Acreditar,
sonhar,
voar,
voltar
sao algumas palavras q ele adorava
vamos ter força estarei SEMPRE aqui meus amigos SEMPRE
ASS:João Neves
Querido Tiago,
ResponderEliminarobrigada pelo teu exemplo. Aos teus pais, desejo muita força e coragem.
Fiquei sem palavras. Gostava de ter alguma para dizer. Sei como se espera que se diga sempre qualquer coisa. Sei também que palavra nenhuma pode descrever a dor que se sente ou minimizar o desgosto. Sei-o porque também sinto a perda da minha menina. Uma "Estrelinha azul" santificada pelo sofrimento, pela coragem e pelo sorriso. Foi um exemplo de amor aos outros, à vida e à luta contra o cancro.
ResponderEliminarMais que a sua partida, dói-me o sofrimento indescritível em que partiu. Porém, sempre a acalentar a esperança (ou seria por nós que ela mostrava acreditar?)...No dia do seu aniversário (24 anos) percebemos que seria o dia da sua despedida.
Continuo à espera de a ver chegar com o seu ar doce de boneca, o sorriso cândido e as palavras de incentivo.
Conservo muita coisa que ela me deixou. Palavras escritas em guardanapos de hospital quando já nem falar conseguia. São palavras de força. Pedem-me para ter sempre um sorriso nos lábios.
É por este pedido, pelas Margaret e pelosTiago que os pais continuam a viver.
Que posso eu dizer, pais do Tiago que não o saibam já?
Um abraço fraterno.
Paula, mãe da Margaret (morreu de cancro aos 24 anos)
Sinto tanto a tua falta :/ , preciso tanto de ti, das tuas palavras campeão :'/ . Bastava ouvir a celebre frase e um "gosto de ti".
ResponderEliminaroh Tiago ...
Campeão, mas Campeão, com C maiúsculos miúdo
ResponderEliminarSinto imenso a tua falta :/
ResponderEliminarPenso em ti e nas nossas aulas de catequese todos os dias, eram maravilhosas, mas porque tavas lá, agora já não faz sentido. Já nada faz sentido :(
Eu tenho muitas Saudades tuas
Beijinhos :'(