segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

NUNO DELGADO-UM AMIGO, UMA REFERÊNCIA

Nuno Delgado – Treinador da selecção no tempo de Esperança (Cadete) do Tiago

“É um tema um pouco difícil de abordar para mim, porque o Tiago por todas as razões e mais algumas foi sempre uma pessoa muito especial. Foi um atleta que eu tinha como referência na selecção. Lembro-me que eu fui treinador dele em esperanças (cadetes), e ainda o apanhei em algum período de juniores, independentemente de tudo aquilo que se passou, e da história que ele teve, do destino que ele teve, o Tiago para mim foi daqueles atletas prefeitos, porque era uma pessoa amiga do seu amigo, era uma pessoa que trazia um bom ambiente para a equipa, era uma pessoa muito sensata, trabalhadora, fanática pelo judo, sua grande paixão. Era uma pessoa que tinha muito talento e que podia vir a ter uma grande carreira. O destino assim não o permitiu, mas mesmo assim, mais uma vez, o Tiago provou a toda a gente aquilo que nós todos os dias estamos a aprender, que não há projecção nenhuma que não nos permita levantar. E ele levantou-se.

Eu tive o grande prazer de partilhar alguns momentos com o Tiago dois ou três dias antes de ele partir. A primeira coisa que ele me disse foi que"queria voltar a treinar", assim que as coisas melhorassem, e que tinha grandes expectativas de voltar a estar ao mais alto nível. Também gostaria muito de voltar a pisar a areia da praia e sentir o ar do mar. Isso para mim foi algo que me sensibilizou muito, porque ás vezes nós vemos pessoas que têm tudo para ser felizes, e não valorizam o dia-a-dia.O Tiago naquele momento já não tinha nada, já não tinha mesmo nada, mesmo assim continuava a viver, a lutar, com aquela alegria, com aquela forma de estar impressionante. Era ELE que uma vez mais acabava por dar motivação e alegria ás pessoas que estavam à sua volta, que estavam de rastos. Se eu, era assim que me sentia, imagino a família, como é que atravessaria esses momentos, mas na verdade foi o Tiago que uma vez mais nos deu algum conforto para ultrapassar esse momento tão difícil. A sua dignidade e postura até ao último momento foi tão grande que realmente ajudou as pessoas a minimizar esses momentos horríveis. Devo dizer que para mim foi muito sensibilizante, porque o Tiago era aluno do mestre Matias, pessoa por quem o Tiago tinha uma grande estima, e eu acompanhei de muito perto esses dois terríveis momentos. Foram dois momentos muito tristes para o judo nacional e por alguma coincidência eles aconteceram assim, perto de mim. Eu acho que o Judo também precisava de uma história destas para nos fazer repensar um pouco, e que a vida do Tiago não seja esquecida, que esteja sempre presente para nos lembrar realmente com o exemplo dele aquilo que temos e devemos fazer.”

1 comentário:

  1. Muito obrigado Nuno pela presença no momento mais difícil do meu FILHO...Forte abraço.

    ResponderEliminar