sábado, 2 de abril de 2011

Não se voa pela montanha acima.


“Não se voa pela montanha acima. Luta-se lenta e vagarosamente para subir a montanha, e, se se trabalhar arduamente, talvez consigamos chegar ao cimo antes dos outros” “ Faz de cada obstáculo uma oportunidade” “Faz o Negativo, Positivo”

Lance Armstrong “Vontade de vencer”


Amanhã será um dos dias mais importantes da minha vida. Poderei ganhar estatuto de Alta-Competição para poder entrar na Faculdade no curso que eu desejo mais, que é Fisioterapia. Mas mais do que isso, vou poder salvar a minha honra, vou poder mostrar a todos que consigo ganhar a qualquer um que me apareça à frente. Melhor ainda, poderei tirar o gosto amargo do Campeonato Nacional e passar por cima de todos os meus adversários. E para melhorar mais a situação, poderei conseguir os mínimos para o Campeonato da Europa e do Mundo de Juniores.

Não é maravilhoso? Num só dia poderei viver tantas emoções, que até tenho medo da minha reacção se ganhar a prova. Amanhã estarei presente na Taça da Europa de Juniores em Coimbra. É considerada a prova mais importante do calendário nacional. Estão presentes países como a Eslovénia, Republica Checa, Espanha, Brasil, Irlanda, Moldávia, Noruega, Luxemburgo, Suíça, Croácia, Alemanha e claro Portugal. Hoje foi o primeiro dia da prova e eu cometi o erro de ir assistir, pois comecei a ficar um pouco nervoso. Portugal não conseguiu nenhuma medalha de ouro apenas duas de prata e duas de bronze. Uma das medalhas de bronze é do meu colega de equipa Antoine Massart. Ele sem duvida que mereceu esta medalha, trabalhou bastante e tudo o que ele queria era o estatuto. Conseguiu! Eu de certa forma estou orgulhoso, mas tenho de ser sincero: quero fazer melhor que ele. Aliás a vitória dele apenas serviu para me dar mais pica. Estive com o meu psicólogo João Arruda e ele ajudou-me a descontrair. Não sei porquê, nem como, ele consegue deixar-me mais calmo antes da prova, estivemos a conversar e as suas palavras entravam-me na cabeça e ficavam lá dentro de tal modo que conseguia ficar mais relaxado e parece que nada é difícil, apenas nós avaliamos o que é ou não difícil. As coisas simplesmente são, nós é que atribuímos um significado. Sempre que estou em véspera de competição, costumo estar com as mãos e o queixo a tremer, mas, curiosamente não sinto nada disso neste momento. Apenas estou com ganas para amanhã. Estou com uma enorme vontade de competir amanhã. Não sei o que vai acontecer! Não sei se vou perder logo no primeiro combate ou se vou ganhar a prova. Apenas quero mostrar quem sou eu… quero mostrar quem é o Tiago Alves e quero tirar o peso que está nas minhas costas.

Vou-me encontrar no primeiro combate com Walbercy Aiva do Brasil. Não o conheço, mas ele também não me conhece, por isso estou bem. Sinto que consigo fazer uma boa prova e como referi em cima, “…se se trabalhar arduamente, talvez consigamos chegar ao cimo antes dos outros”. Eu tenho a consciência tranquila. Sei que trabalhei arduamente para esta prova. Trabalhei tudo o que poderia trabalhar, não há mais nada a fazer a não ser estar em cima do tapete e mostrar o trabalho que foi feito, não cometer erros e divertir-me! À muito tempo que não me divirto numa prova e estou com o feeling que vai ser amanhã. Gostava de dar às pessoas que vão assistir à prova um bom espectáculo de judo. Quero fazer muitas projecções e marcar muitos ippons. Esta prova como disse vai ter um peso importante na minha vida e quero usar esse peso como forma de conseguir forças e inspiração para o combate. Se algo não correr bem. Apenas tenho de aceitar. Amanhã estou no pavilhão nº3 do Estádio Universidade de Coimbra a partir das 10 horas da manhã para fazer o que eu mais gosto e o que eu sei fazer melhor: JUDO!!!!!


Tiago Alves - Sábado, 26 Março 2010 22:20


(Publicado por: Horacio Alves)

8 comentários:

  1. Lindo! Como é que é possível ter acontecido o que aconteceu! :( Grande Abraço!!

    ResponderEliminar
  2. Um relato impresionante Tiago, tu és um herói para todos os atletas,como encaravas o Judo, uma forma de vida que não conseguias viver sem ela, és eterno.
    Abraço forte

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Horácio e Margarida por manterem este blog activo. Estamos sempre a aprender e o Tiago continua a ensinar-nos muito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Um forte abraço para os dois.
    Jocá

    ResponderEliminar
  5. Grande como sempre miúdo. Um beijo enormee

    ResponderEliminar
  6. Grande Tiago! A sua força interior e a sua vontade de vencer eram impressionantes!
    Um lutador e um verdadeiro campeão!
    Abraço amigo para a Margarida e para o Horácio!
    Rui

    ResponderEliminar
  7. realidades, realidades é tudo o que ele diz.. é preciso mesmo trabalhar arduamente. Ele fe-lo..
    estrela *

    ResponderEliminar
  8. Para sempre Campeão, beijo grande!

    ResponderEliminar